sexta-feira, 26 de novembro de 2010

 DIFERENTES OLHARES SOBRE A ÁFRICA



O MEIO AMBIENTE AFRICANO

O continente africano é repleto de diversidade. Esta afirmação também é válida quando falamos em relação aos aspectos naturais da África.
Vamos conhecer de forma compacta e objetiva mais sobre esse continente cheio de paisagens deslumbrantes.

                          

A maior parte do relevo africano é formado de planaltos elevados, sem variações significativas.

         


Sendo um  continente dominado por desertos nas faixas sul e norte, a África não possui muitos rios. Observar mapa ao lado.
Alguns  rios são extensos e volumosos, outros nem tanto, isso depende da área em que  se localiza .
O Rio Nilo, que se localiza a nordeste do continente, é o segundo maior  rio do mundo, com extensão  superior a 6.500 km.



          
                                 
A África posssui grande diversidade de formações vegetais.  Essa diversidade é visível sobretudo,  em relação aos aspectos morfoclimáticos,  em que desertos extremamente áridos se alteram com savanas ricas em pastagens e florestas úmidas cortadas por rios caudalosos. 



Quase três quartos do continente estão situados na zona intertropical da terra, apresentando,  por isso,  altas temperaturas com pequenas variações anuais.
Distinguem-se na África os climas equatorial, tropical, desértico e mediterrâneo .
O clima equatorial - quente e úmido o ano todo, abrange parte da região centro-oeste do continente .
O tropical quente com invernos secos domina quase inteiramente as terras africanas, do centro ao sul,  inclusive a ilha de Madagascar 
O clima desértico, por sua vez, compreende uma grande extensão da África,  acompanhado dos desertos do Saara e de Calaari .
O clima meditarrâneo manifesta-se em pequenos trechos do extremo norte e do extremo sul do continente, apresentando-se quente com invernos úmidos .



Um comentário: